Pular para o conteúdo

Terminal São Mateus promove campanha de conscientização no Dia Mundial do Câncer

Nesta terça-feira (4), durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer, o Terminal São Mateus receberá uma ação voltada à conscientização para o combate ao câncer de mama, doença que mais atinge as mulheres no mundo. O evento ocorrerá das 10h às 14h e é resultado da parceria entre a EMTU/SP e a Associação Rosa Mulher.

As representantes da associação têm o objetivo de alertar a população feminina sobre a importância de realizar os exames regularmente, além de orientar para a atenção aos sinais do próprio corpo. Na atividade, haverá distribuição de materiais informativos sobre o tema e demonstrações de como realizar o autoexame. É importante lembrar que quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de cura.

A equipe conta com assistente social, mastologista e psicóloga. Também colaboram mulheres que estão passando pelo tratamento, outras que já venceram a doença e simpatizantes da causa.

O câncer de mama se desenvolve na formação de células que compõem o tecido humano. No processo de substituição, células anormais acabam crescendo e formam um nódulo, que pode ser diagnosticado como tumor benigno e maligno.

De acordo com a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), a estimativa é de que até o final de 2020 serão confirmados no Brasil 90 mil novos casos de câncer de mama. A agência, que faz parte da Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda aponta que mais de dois milhões de casos podem aparecer no mundo. Esse tumor é o que mais mata as mulheres e é a quinta maior causa de óbitos entre todos os tipos de câncer.

O  Dia Mundial de Combate ao Câncer é celebrado no dia 4 de fevereiro e visa aumentar a conscientização sobre  doença. Trata-se de iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). A data foi criada em 2000 para mobilizar governos e indivíduos pelo controle desse mal. Segundo dados publicados em janeiro deste ano pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), 7,6 milhões de pessoas morrem anualmente em decorrência da doença

Prevenção

 

Há determinados jeitos de fazer a prevenção de cada tipo de câncer, mas há um consenso na área médica: todos os cânceres podem ser reduzidos com medidas preventivas ou mudança de hábitos ou exames periódicos mais frequentes, aponta a chefe de oncologia clínica do Icesp (Instituto do Câncer de São Paulo Octavio Frias de Oliveira), Maria Del Pilar Estevez Diz.

As atitudes a serem tomadas são: uma dieta variada e saudável com muita fruta, verduras, legumes e muita fibra; pouco ou nenhum álcool; zero tabaco; e a manutenção do peso por meio de atividade física regular.

Maria Del Pillar ainda comenta que no mundo há uma significativa redução de mortalidade deste câncer por conta do diagnóstico precoce e de tratamentos eficientes.

Segundo a coordenadora do Serviço de Reabilitação do Icesp, Christina Brito, a atividade física regular auxilia na prevenção de 13 tipos de câncer. “Os exercícios são um dos pilares do tratamento oncológico, além de tratar distúrbios do sono e de humor. Trata-se de benefícios para o corpo e a mente”, explica a fisiatra.

“Desde que recomendada pelos médicos, a atividade física melhora a composição corpórea, com benefícios metabólicos e cardiovasculares. Em geral, as contraindicações são pontuais e temporárias”, acrescenta a fisiatra Christina Brito.

 

 

SERVIÇO

Data: 04/02

Horário: 10h às 14h

Local: Terminal Metropolitano São Mateus

Endereço: Av. Adélia Chohfi, 100 – Jardim Vera Cruz – São Paulo – SP