Pular para o conteúdo

Terminal São Mateus promove campanha de prevenção contra o câncer de mama

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), em parceria com a Associação Rosa Mulher, promove nesta sexta-feira (11), no Terminal São Mateus, uma campanha de prevenção contra o câncer de mama. O objetivo é conscientiza sobre a doença que mais atinge mulheres no mundo.

Representantes da Associação informarão sobre a doença que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), surgirá 59.700 novos casos neste ano. No local haverá distribuição de materiais explicativos, além de demonstrações e orientações para autoexame.

De acordo com o mastologista Luiz Henrique Gebrim, o câncer de mama atinge todo e qualquer tipo de mulher. “É importante saber que quanto mais idade a mulher tem, maiores as chances de ter câncer de mama. Não existem sintomas fáceis de identificar, pode ser um câncer silencioso. O que traz a mulher ao médico são dores ou pontadas na mama, mas isso não tem a ver com o câncer. O que mais preocupa é o aparecimento de nódulos”.

A mamografia, assim, é a melhor forma de prevenção contra esse tipo de tumor. O exame deve ser realizado por mulheres com mais de 50 anos de idade, pelo menos, a cada dois anos.

“Eu tenho 66 anos e já fiz mamografia algumas vezes. Nunca tive indícios de nada”, afirma Rosa Pereira. Já Marina Cesarino, diz: “Faço todos os anos desde os 40 porque já tive casos na família, então me previno”.

A ação faz parte da política de responsabilidade social da EMTU que promove eventos culturais, de inclusão social, além de campanhas ligadas à saúde da população.

Serviço

Campanha de prevenção ao Câncer de Mama
Data: 11/05
Horário: 10h às 14h
Local: Terminal Metropolitano São Mateus
Endereço: Av. Adélia Chohfi, 100 – Jardim Vera Cruz – São Paulo – SP