Pular para o conteúdo

Terminal São Mateus recebe coral em ação do Setembro Amarelo

Nesta última semana do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, os agentes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de São Mateus promoverão apresentações de coral no Terminal Metropolitano São Mateus da EMTU/SP. Haverá também atividades interativas com os passageiros. O evento ocorrerá nesta quarta-feira (25), das 9h às 12h.

Composto por 40 cantores, o coral é formado por voluntários e profissionais ligados ao Hospital Geral de São Mateus e ao projeto musical Articurando, que leva música a hospitais, asilos e orfanatos.

O repertório do grupo busca despertar a alegria e elevar a autoestima das pessoas. Entre as canções que serão apresentadas, destacam-se “É preciso saber viver”, composta por Roberto Carlos e Erasmo Carlos, e “Tocando em Frente”, de Almir Sater.

No terminal também haverá uma brincadeira com frases positivas para trabalhar de forma leve e descontraída a saúde mental do público. Duas pessoas fantasiadas com roupas de coração estarão a postos para oferecer abraços aos passageiros.

Além disso, o Caps distribuirá folhetos indicando locais de acompanhamento psicológico gratuito para pessoas interessadas em fazer terapia. A instituição trabalha para promover o debate sobre os cuidados necessários à saúde mental da população e o acolhimento aos que precisam de auxílio profissional.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove entre dez mortes por suicídio podem ser evitadas. A conversa sobre o tema ainda é tratada como um tabu na sociedade e falar sobre o assunto pode encorajar a pessoa a procurar ajuda. O tratamento é de suma importância na prevenção do suicídio.

Prevenção ao Suicídio – A Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e a OMS instituíram, em 2003, o dia 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, data em que 70 países promovem ações de conscientização. No Brasil, CVV, Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e Conselho Federal de Medicina (CFM) criaram em 2015 a campanha Setembro Amarelo, em referência à data.
SERVIÇO
Ação: Setembro Amarelo
Evento: Apresentação de coral coordenado pelo Caps São Mateus
Data: 25 de setembro, quarta-feira
Horário: das 9h às 12h
Local: Terminal Metropolitano São Mateus
Endereço: Avenida Adélia Chohfi, s/n, São Mateus, São Paulo/SP