Pular para o conteúdo

Treinamentos e simulados de combate a incêndio capacitam mais de 400 servidores do HC de Botucatu em 2019

As Brigadas de Incêndio são grupos de funcionários treinados e capacitados em primeiros socorros e contribuem para a prevenção e combate a incêndios nas empresas. O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) conta, desde 2011, com treinamentos anuais para a composição da Brigada de Incêndio da instituição.

Em 2019, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), em parceria com o Núcleo de Capacitação, Treinamento e Desenvolvimento do Departamento de Gestão de Pessoas, formou 457 novos brigadistas em todo o Complexo HC, além de realizar 10 simulados no Pronto-Socorro Referenciado (PSR) e no Ambulatório de Especialidades, sendo esta uma experiência inédita no novo prédio. “Nos simulados, são avaliados os acertos e erros, aperfeiçoando os procedimentos para que, caso haja um caso real de sinistro, tudo possa sair conforme o esperado”, explica Eric Pita Capelup, bombeiro civil do HCFMB.

Os simulados ocorreram ao longo dos meses de outubro, novembro e dezembro, em parceria com o PSR, Nucade, Coordenadoria de Segurança, Núcleo de Procedimentos Diagnósticos e Terapêuticos (NPDT) e Time de Resposta Rápida (TRR), com o objetivo de capacitar os servidores para a evacuação e combate a incêndios. “Normalmente, muitos pacientes dão entrada no Hospital pelo PSR e precisamos estar prontos caso ocorra um incêndio lá, para que todos saiam de forma rápida, ordenada e segura”, afirma Rafael Ribeiro Padula, Engenheiro de Segurança do Trabalho do SESMT.

Patrícia Corrêa de Souza, Supervisora Técnica de Enfermagem do PSR, aponta a importância da capacitação para a equipe. “É importante estarmos prontamente preparados para atuar numa situação de emergência em caso de incêndio, tanto na prestação de primeiros socorros como na evacuação dos setores, visando à proteção do paciente e da equipe multiprofissional”.

Fábio Suraci Picchiotti, diretor do SESMT, acredita que a vivência de simulações e treinamentos desta natureza é importante para a tomada de decisões em uma situação real. “Quem nunca passou por algum treinamento, não saberá o que fazer e como agir, podendo ficar desorientado e tomado pelo pânico. Com o apoio e comprometimento da chefia e da equipe de enfermagem, fizemos estes treinamentos e simulados, contemplando grande parte dos servidores destes locais”.

Durante o ano de 2020, novos treinamentos de brigada de incêndio serão realizados pelo SESMT, envolvendo áreas assistenciais e administrativas, com a primeira turma marcada para o dia 28 de janeiro. “Todos os funcionários do Complexo HC estão convidados a participar e o comprometimento de todos é fundamental para deixar o Hospital mais seguro”, finaliza Alex Amaral Soler, bombeiro civil do HCFMB.