Pular para o conteúdo

Tudo que você precisa saber sobre a vacina da gripe

A campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (23) e será dividida em etapas para diferentes públicos. A expectativa da Secretaria de Saúde do Estado é vacinar 10,7 milhões de paulistas contra o vírus Influenza, o que corresponde à meta de 90% da população-alvo definida para a campanha.

Veja aqui as datas de vacinação destinadas para os diferentes públicos

  1. Qual a diferença entre gripe e resfriado?

A gripe é causada pelo vírus Influenza, enquanto o resfriado pelo rinovírus. As diferenças se apresentam basicamente pela agressividade dos sintomas, que são bem mais fortes no caso de gripe.

  1. O que causa a gripe?

A doença é causada pelo vírus Influenza e pode atingir as vias aéreas superiores e inferiores. O vírus influenza pode ocorrer em surtos ao longo do ano, mas é mais frequente no inverno ou em períodos mais frios.

  1. Quais são os sintomas da gripe?

– Tosse seca;
– Fadiga;
– Febre alta;
– Coriza;
– Dor muscular.

No caso desses sintomas, procure um médico.

  1. Como se transmite a gripe?

O vírus é transmitido por via respiratória.

  1. Além da vacina, como posso me prevenir?

– Mantenha os ambientes ventilados ao máximo;
– Tome cuidado para não colocar a mão na boca e no nariz sem que esteja devidamente higienizada com sabão e álcool em gel;
– Evite o contato muito próximo com pessoas doentes;
– Utilize lenço descartável para higiene do nariz;
– Cubra o nariz e a boca quando tossir ou espirrar.

  1. Qual é a vacina contra gripe ofertada no SUS?

Segundo recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), a vacina de 2018 irá prevenir a população alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B.

  1. A vacina da gripe

A vacinação contra o vírus Influenza é fundamental para evitar complicações decorrentes da gripe, otites e sinusites. A vacina não provoca gripe em quem tomar a dose, já que é composta apenas de fragmentos do vírus que causam a devida proteção, mas são incapazes de causar a doença.

  1. Qual é o público-alvo?

– Crianças de seis meses até menores de cinco anos;
– Gestantes, puérperas, idosos, indígenas e pessoas com comorbidades, as quais têm mais risco de ter complicações graves em decorrência da influenza;
– Profissionais da saúde, professores das escolas públicas e privadas, pessoas privadas de liberdade (dentre eles adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas) e profissionais do sistema prisional.

  1. Quais são as etapas da Campanha?

– Etapa 1: a partir do dia 23 de abril, para trabalhadores de saúde, pessoas com idade de 60 anos e indígenas;
– Etapa 2: a partir de 2 de maio, para crianças com idade maior que 9 meses e menor que 5 anos, gestantes, puérperas com até 45 dias após o parto;
– Etapa 3: a partir de 9 de maio, para pacientes diagnosticados com doenças crônicas, professores e outros;
– Dia D: dia 12 de maio, para todos os grupos do público-alvo.

  1. Onde posso tomar a vacina?

A vacina é aplicada nos postos de saúde municipais. Serão 6,5 mil postos de vacinação em todo o Estado, com a mobilização de mais de 36 mil profissionais.

Marcações: