Uso de anabolizantes pode causar câncer de fígado

Uso de anabolizantes pode causar câncer de fígado

O uso indiscriminado de anabolizantes entre adultos jovens podem gerar sérios riscos à saúde, principalmente câncer de fígado. Muitas pessoas desejam um corpo definido e cheio de músculos, mas sem prescrição médica, o uso de hormônios para o crescimento muscular é muito arriscado.

“O uso de anabolizantes de forma indiscriminada, com objetivos estéticos, pode gerar efeitos colaterais fatais, pois esses hormônios sobrecarregam o fígado e desequilibram o organismo de forma grave”, explica o hepatologista Carlos Baía.

O fígado pode ser o mais atingido, correndo o risco de tumores hepáticos, mas também desencadear problemas cardiovasculares, impotência, atrofia testicular, falta de libido, acne, elevação do colesterol, aumento da pressão arterial e perda óssea.

Nas mulheres, a mudança de voz pode ser uma das consequências, assim como queda de cabelo e interrupção da menstruação.

Os tumores, por sua vez, por ser benignos ou malignos. Em vários casos, a única solução é o transplante de fígado como forma de tratamento. Lembre-se que o uso de anabolizantes é indicado para tratamentos específicos e supervisionados apenas por médicos.

COMENTÁRIOS