USP e Instituto da Criança do Hospital das Clínicas lançam site de educação em saúde

USP e Instituto da Criança do Hospital das Clínicas lançam site de educação em saúde

ABC da Saúde Infanto-juvenil traz informação segura para a família acerca de temas que permeiam o dia a dia da criança e do adolescente

A Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP (ICr) lançam nesta quarta-feira, dia 23 de outubro, às 10h, em evento no anfiteatro do Instituto, o “ABC da saúde Infanto– juvenil”, site de educação em saúde de crianças que vai estar disponível no endereço “http://www.abcsaudeinfantojuvenil.com.br/”.

Com o intuito de responder questões frequentes como, por exemplo: como cuidar do umbigo assim que o neném nasce? Como e quando começar a escovar os dentes dos pequenos? O que será que esse choro quer dizer? O Núcleo de Apoio à Pesquisa em “Saúde da Criança e do Adolescente” (NAP-CriAd), ligado à Pró-Reitoria da USP e com sede no Instituto da Criança do HCFMUSP, tomou a iniciativa formatar o ABC da Saúde Infanto-juvenil com dicas e informações valiosas para toda a sociedade.

 

O Portal

A proposta é reunir artigos, matérias e entrevistas divididos em oito editorias: comportamento, crescimento, alimentação, brincar, vacinação, doenças, emergência e segurança, que vão abordar doenças simples, dúvidas corriqueiras e debates de interesse dos pais. Todo o conteúdo jornalístico será respaldado na expertise dos pediatras, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e demais profissionais que compõem o corpo técnico-científico do Instituto da Criança, mas terá como base uma linguagem simples e adequada ao público leigo.

O ICr é referência nacional no atendimento médico exclusivamente terciário, ou seja, atende casos complexos, graves ou raros, para pacientes de 0 a 18 anos. Mas o objetivo do portal não é atrair pacientes. “O ABC da Saúde Infanto-Juvenil é a realização de um sonho antigo: atender de alguma forma casos simples, que não chegam ao hospital. E, atualmente, com a gama de informação disponível nos meios de comunicação, sobretudo, na internet, é difícil filtrar o que, de fato, pode ser crível e seguido pelos pais. Então, o portal nasce com a missão de amparar as famílias com informações fundamentadas, isentas e de credibilidade”, afirma Magda Carneiro-Sampaio, professora titular do Departamento de Pediatria da USP e coordenadora do portal.

Além das matérias, o ABC da Saúde Infanto-juvenil trará vídeos demonstrando condutas recomendadas a uma série de momentos que inspiram dúvidas para os pais, como o banho do recém-nascido.

 

Serviço:

Lançamento do portal ABC da Saúde Infanto-juvenil

http://www.abcsaudeinfantojuvenil.com.br/ – disponível a partir do lançamento

Dia 23/10 às 10h

Local: Anfiteatro do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas

Av. Dr. Enéas Carvalho Aguiar, 647 – PORTARIA 2

COMENTÁRIOS