Pular para o conteúdo

USP promove curso sobre treinamento em primeiros socorros

No dia 30 de abril, das 12h50 às 17h, será ministrado na Universidade de São Paulo (USP), um curso sobre socorros emergenciais. Oferecido pelo programa Kids Save Lives, no Brasil representado e desenvolvido por professores e estudantes da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), em São Paulo, o curso é oferecido para alunos e docentes da instituição.

Apoiado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o curso oferecerá 25 vagas. Ele será realizado nas dependências da FMUSP. Os interessados devem entrar em contato por um dos seguintes e-mails: naomi.kondo@fm.usp.breduarda.honorato@usp.br ou regiani@usp.br.

Procedimentos

Na atividade, haverá o reconhecimento de sinais e sintomas de AVC súbito, parada cardíaca súbita e engasgo, assim como prática de procedimentos com a vítima e encaminhamento para serviço médico de emergência. No mesmo treinamento, serão avaliados conhecimentos e competências dos participantes.

Quem coordena o projeto é a professora Naomi Kondo Nakagawa. O objetivo do Kids Save Lives é a criação de um movimento de ensino sobre parada cardíaca e AVC, para que crianças e adolescentes saibam quais medidas devem ser tomadas durante essa situação. Quem oferece os treinamentos são os próprios professores e alunos de Medicina da USP que se voluntariam.