Pular para o conteúdo

Vacinação contra febre amarela chega à linha 7 da CPTM

Quem passar pelas estações de Piqueri e Pirituba da linha 7-Rubi da CPTM nesta quinta-feira (14) e ainda não tiver se vacinado contra febre amarela, pode aproveitar a oportunidade para se imunizar. A vacinação estará disponível nas estações entre 10h e 15h (Pirituba) e 10h e 15h30 (Piqueri).

Quem não conseguir se vacinar no dia, porém, terá outra oportunidade na próxima terça-feira (19), no mesmo horário. É importante lembrar que, para receber o atendimento, é necessário apresentar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação atualizada.

“A vacina é extremamente importante e, se tomada com no mínimo de dez dias de antecedência da viagem, garante a proteção efetiva”, afirma a diretora de imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Helena Sato.

A febre amarela é uma infecção viral transmitida por meio do mosquito Aedes aegypti. A contaminação costuma ser maior entre os meses de dezembro e maio, por conta do aumento das temperaturas e das chuvas. Os principais sintomas incluem dores de cabeça e no corpo, febre, calafrios, náuseas, fadiga e vômitos.

A maioria das pessoas melhora depois dos sintomas iniciais, mas cerca de 15% dos pacientes desenvolvem a fase crítica da doença, que pode se manifestar com febre alta, icterícia, hemorragia e insuficiência de múltiplos órgãos. A vacinação é a prevenção mais eficaz contra a febre amarela.

“Vamos trabalhar juntos em mais uma importante estratégia de combate à febre amarela. O cenário em SP requer medidas contínuas e integradas porque parte da população exposta ao risco ainda não foi imunizada. Por isso, temos trabalhado ininterruptamente no monitoramento epidemiológico e, em especial, na criação de ações efetivas para ampliar a vacinação e a proteção da população paulista”, afirma o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

De iniciativa das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Vila Zatt e Moinho Velho, a ação recebe o apoio da CPTM, que abre os espaços nas estações para a realização de atividades ligadas à promoção de saúde e bem-estar dos passageiros.

SERVIÇO

Data: quinta-feira (14/2) e terça-feira (19/2) 
Local: Estação Piqueri (Linha 7-Rubi)
Horário: das 10h às 15h30
 
Local: Estação Pirituba (Linha 7-Rubi)
Horário: das 10h às 15h