Pular para o conteúdo

Veja o que abre e o que fecha na saúde durante o Carnaval

 

Entre os dias 2 até o dia 6 de março, prontos-socorros e serviços hospitalares funcionarão normalmente e museus do Butantan estarão abertos; ambulatórios, farmácias, postos de doação de sangue e serviços administrativos têm dinâmica especial de funcionamento

Nos hospitais estaduais, os prontos-socorros e setores de internação vão funcionar normalmente. Os setores ambulatoriais não funcionarão durante o feriado, e retomarão o atendimento normalmente no dia 6 de março, após às 12h, seguindo o decreto estadual 64.112, publicado em 15 de fevereiro.

O atendimento nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) é feito mediante agendamento prévio, conforme cronograma da unidade. Os AMEs Américo Brasiliense Botucatu, Ituverava, Jales, Santo André, Santos, São Carlos, São José dos Campos, Santa Fé do Sul e Votuporanga seguirão o decreto. Os demais voltarão ao funcionamento normal na quarta (6) a partir das 7h.

Em caso de dúvida, é recomendável entrar em contato com o serviço. O Centro de Referência do Idoso na Zona Norte (CRI-Norte) volta a funcionar normalmente no dia 6, quarta-feira das 7 às 18h. Já o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), na Zona Leste, volta a funcionar na quarta-feira (6) a partir do meio-dia.

A Farmácia de Alto Custo Maria Zélia funcionará no sábado (2), das 8h às 14h, na segunda-feira (4) das 7h às 19h, e voltará a funcionar normalmente na quarta-feira (6), das 7h às 19h.  Já a farmácia de Guarulhos funcionará na segunda (4) e na quarta (6), das 7h às 19h.

As farmácias de Campinas, Presidente Prudente e Rio Preto funcionarão na segunda (4) das 7h às 17h e retornarão ao expediente normal na quarta-feira (6). As farmácias de Santo André, Bauru e Votuporanga estarão fechadas entre os dias 2 e 5, retomando o funcionamento na quarta-feira (6), das 8 às 16h. As farmácias de Franca e Ribeirão Preto estarão fechadas de sábado (2) à quarta-feira (6), com funcionamento integral a partir de quinta-feira (7). As demais Farmácias de Alto Custo seguirão o decreto estadual, retomando as atividades na quarta-feira de Cinzas, após 12h.

As Farmácias Dose Certa estarão fechadas de sábado à quarta-feira. As unidades  São Mateus, Mandaqui, Pedreira, Barra Funda, Itaquera, Clínicas e Saúde e retornarão as atividades no dia 7 de março, a partir das 8h, em expediente normal. A unidade Sé estará aberta no dia 7 de março, a partir de 7h.

A Fundação Pró-Sangue também programou um esquema especial para os postos de doação. A unidade das Clínicas funcionará o durante o feriado, das 8h às 17h – com exceção do domingo (3), quando estará fechado. O posto do Regional de Osasco funcionará no sábado (2) das 8 às 16h e na segunda (4), das 8 às 16h30, voltará a funcionar normalmente na quarta (6) das 8 às 16h30. No Posto Mandaqui funcionará  apenas na segunda (4), das 8h às 16h30, e quarta (6) voltará a funcionar normalmente.  A unidade do Hospital Dante Pazzanese ficará fechada e voltará a funcionar na quinta-feira (7). A unidade Barueri volta à programação normal na quarta-feira, dia 6 das 8h às 16h.

Para os que procuram atividades de lazer e cultura, o parque e os museus do Instituto Butantan funcionarão normalmente durante o feriado, exceto na segunda (4). Os Museus (Biológico, Histórico e de Microbiologia) estarão abertos das 9h às 16h45 (bilheteria para o visitante adquirir o ingresso até às 16h). O parque também funcionará normalmente das 7h às 18h, todos os dias. O acesso é gratuito e mais informações estão disponíveis em: http://www.butantan.gov.br/visitacao/Paginas/default.aspx.