Pular para o conteúdo

Vila Belmiro vira posto para doação de sangue nesta terça

Santos e Secretaria de Estado da Saúde promovem campanha com a expectativa de reunir mais de 200 doadores

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e o Santos Futebol Clube irão transformar a Vila Belmiro em um enorme posto de coleta de bolsas de sangue para a região do litoral sul. A campanha, nesta terça-feira, 5 de abril, das 8h às 13h, acontece em comemoração ao 104º aniversário do time paulista. 

O mutirão contará com a participação da equipe do Hemonúcleo do Hospital Guilherme Álvaro e da Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue), além de jogadores do Clube da Baixada Santista.

Para participar da doação, o cadastramento será efetuado no ato, em plena Vila Belmiro, com um dos responsáveis pela organização do evento. Qualquer pessoa pode cooperar com contribuição, não apenas torcedores do Santos Futebol Clube.

“É importante que a população se conscientize e doe sangue para aqueles que necessitam. Inclusive, qualquer pessoa, com qualquer fator sanguíneo, pode doar desde que esteja saudável, com idade entre 18 e 69 anos e peso acima dos 50 quilos. Vale somente lembrar que menores de idade, entre 16 e 17 anos, poderão doar apenas com a presença e a autorização de um responsável legal”, diz Rosangela Maria dos Santos, diretora do hemonúcleo do HGA.

No local, será realizado um teste rápido de anemia, além de verificações dos sinais vitais e de peso, para que não haja riscos ao doador e ao receptor.

Por conta da coleta realizada na Vila Belmiro, o Hemonúcleo ficará fechado durante o período em que acontecer o mutirão.