Pular para o conteúdo

‘Virada da Saúde’ tem mutirão contra obesidade para 2 mil pessoas em SP

Carreta com cozinha do programa ‘Meu Prato Saudável’ ficará no largo da Batata em 9 e 10 de abril oferecendo avaliação nutricional gratuita e oficina de culinária

O programa “Meu Prato Saudável”, desenvolvido pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP em parceria com a LatinMed Editora em Saúde, levará sua “carreta da alimentação saudável” ao largo da Batata, na região de Pinheiros, para um grande mutirão contra a obesidade nesta quinta e sexta-feira, 9 e 10 de abril. A iniciativa integra a “Virada da Saúde”.

O objetivo é alertar a população sobre os riscos ocasionados pelos maus hábitos alimentares, que podem causar obesidade, diabetes e aumento do colesterol. Cerca de mil pessoas deverão ser atendidas por dia.

A ação, que conta com apoio da Merck, empresa do setor farmacêutico e químico, será realizada das 9h às 17h, nos dois dias. Na carreta, os participantes passarão por avaliação nutricional, com medição de peso, altura e circunferência abdominal, além de receberem orientação sobre como montar um prato saudável, inclusive o café da manhã e os lanches.

Quinze nutricionistas do “Meu Prato Saudável” irão desenvolver as atividades com os participantes. Haverá também uma oficina de culinária com dicas para o preparo adequado dos alimentos e como melhor aproveitá-los.

A carreta da alimentação saudável é o maior veículo da América Latina equipado com cozinha. Com 22 metros de comprimento, comporta duas cozinhas completas, com fogão, forno, geladeira, freezer e demais utensílios.

Dados do Ministério da Saúde de 2013 apontam que o percentual de homens e mulheres acima dos 18 anos com excesso de peso superou mais da metade da população brasileira, atingindo 51%. Em 2006, o índice era de 43%. No caso da obesidade, o índice cresceu de 11% em 2006 para 17% em 2013.

“O programa ‘Meu Prato Saudável’ traz um modelo nutricional que permite a identificação dos ingredientes e quantidades adequadas, para manter uma nutrição correta e balanceada. E o principal: leva em consideração a realidade brasileira, com a indicação de alimentos com os quais as pessoas já estão habituadas no seu dia-a-dia”, explica Elisabete Almeida, coordenadora do programa.

Os interessados em passar pela avaliação nutricional podem se dirigir ao local onde a carreta estará estacionada e aguardar a orientação dos profissionais. Não é necessário fazer inscrição prévia.

Meu Prato Saudável

O programa “Meu Prato Saudável” tem como objetivo combater o excesso de peso na população adulta e facilitar o entendimento do que é alimentação saudável.  O objetivo é contribuir para a redução dos níveis de obesidade, cada vez maiores no Brasil e no mundo por meio da alimentação balanceada e saudável, que também colaboram na prevenção de doenças como o diabetes, os problemas cardiovasculares e o câncer.

 

Serviço – Mutirão contra a obesidade

Data: 9 e 10 de abril

Horário: das 9h às 17h

Local: Largo da Batata – Pinheiros

Participação gratuita