Pular para o conteúdo

Visitantes vão decorar ovos de serpentes em atividades de Páscoa no Instituto Butantan

A programação especial aborda diferentes estágios do desenvolvimento das cobra: da fecundação ao nascimento

O Museu Biológico do Instituto Butantan, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e um dos maiores centros de pesquisas biomédicas da América Latina, promove atividades especiais sobre a reprodução das serpentes durante o feriado de Páscoa.

Na sexta-feira, 14, será inaugurado um painel onde os visitantes vão descobrir “Quem Botou esse Ovo?”. No espaço haverá curiosidades sobre o nascimento das cobras e se de fato todas as espécies botam ovos. Todas as fases do desenvolvimento das serpentes, da fecundação ao nascimento, serão abordadas nesta atividade.

O público poderá conhecer também as diversas formas de ovos de serpentes e poderão decorar um modelo de ovo de cobra desenvolvido especialmente para a ocasião. A atividade acontece nos dias 15 e 16 abril, às 10h, tem vagas limitadas e as inscrições devem ser feitas 30 minutos antes, na recepção do museu.

De sexta a domingo, às 14h, oficinas de pinturas de desenhos de serpentes com ovos e seus filhotes também integram a programação.

Museu Biológico

O Museu Biológico é um dos museus que ficam no parque do  Instituto Butantan e conta com uma exposição zoológica viva e permanente, composta por serpentes, aranhas e escorpiões. Os visitantes também poderão visitar o Museu Histórico, que relembra através de objetos e fotos o início do século XX, e o Museu de Microbiologia, onde é possível visualizar seres microscópicos, como protozoários, além de modelos de vírus e da molécula de DNA.

O Instituto Butantan está localizado na Av. Vital Brasil, 1500, zona oeste de São Paulo. Para a visita aos museus, a entrada é única e custa R$ 6. Estudantes pagam R$ 2,50. Crianças até sete anos, idosos a partir de 60 anos e portadores de necessidades especiais não pagam. Os museus funcionam das 9h às 16h45. Mais informações: www.butantan.gov.br.