Pular para o conteúdo

Você sabe qual a diferença entre gripe e resfriado?

A estação de outono neste ano não está muito bem definida pelo clima frio. Mas essa mudança constante de temperatura, somada ao clima seco, podem formar uma combinação perigosa para o organismo.  Por isso, é muito importante ficar atento às doenças respiratórias típicas desta época do ano, como gripe e o resfriado. Mas será que você sabe diferenciar um do outro?

Enquanto a gripe é causada pelo vírus Influenza, a causa do resfriado é o chamado rinovírus. As diferenças se apresentam basicamente pela agressividade dos sintomas, que são bem mais fortes no caso de uma gripe.

“O resfriado é uma doença que começa mais lenta. Você sente aos poucos que está doente, quando começam as dores no corpo e o nariz a escorrer. A gripe não: ela vem de uma vez. De uma hora para outra você começa a sentir mal estar e ela é acompanhada de dois fatores principais, tosse seca e febre geralmente alta, em torno de 39º”, explica o infectologia do Instituto Emílio Ribas, Ralcyon Teixeira.

Por esses motivos, a gripe pode afetar com mais agressividade grupos com perfil de risco maior, como idosos, crianças muito pequenas, obesos, gestantes, mulheres que acabaram de dar à luz e pessoas que têm doenças crônicas e/ou que tomam remédios para abaixar a imunidade.

RESFRIADO

  • Início: se instala de forma lenta
  • Duração: média de quatro dias
  • Febre: sim, de no máximo 38 graus
  • Tosse: não há ou surge apenas na reta final da doença
  • Espirro (coriza/nariz vermelho): sim, são características peculiares dos resfriados
  • Dores no corpo: não fazem parte das características do resfriado

GRIPE

  • Início: se instala de forma rápida, de uma hora para outra
  • Duração: média de sete dias
  • Febre: sim, com mais de 38 graus
  • Tosse: sim, é um sintoma típico da gripe, principalmente, a tosse seca
  • Espirro (coriza/nariz vermelho): não, ao contrário do que muita gente pensa, não faz parte dos sintomas característicos da gripe
  • Dores no corpo: sim, são uma das características mais peculiares da gripe

Prevenção

Para quem não quer sofrer com os efeitos da mudança de clima e da baixa umidade do ar, o melhor remédio é a prevenção. Algumas medidas simples podem ser bastante eficazes. O médico Jean Gorinchteyn dá algumas dicas simples:

– Mantenha os ambientes ventilados ao máximo;

– Tome cuidado para não colocar a mão na boca e no nariz sem que esteja devidamente higienizada com sabão e álcool em gel;

– Evite o contato muito próximo com pessoas doentes.

Vacinação contra gripe

A campanha de vacinação contra a gripe segue no Estado de São Paulo, a fim de contemplar os grupos prioritários: crianças, pessoas com comorbidades, trabalhadores da saúde, idosos, gestantes e professores.

“A vacinação evita complicações futuras como pneumonias”, enfatiza Helena Sato, diretora de Imunização da pasta. “É de grande importância que todos os grupos prioritários compareçam aos postos de saúde. Fazemos um apelo especial aos pais, para que levem os filhos aos postos, e às gestantes, para proteção das mães e bebês”, completa.

“A vacina é segura e eficaz. Ela não provoca gripe em quem tomar a dose, já que é composta apenas de fragmentos do vírus que causam a devida proteção, porém são incapazes de causar a doença”, salienta o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.